A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quinta-feira, 1 de junho de 2017

EAGU-SC realiza seminário sobre as perspectivas da aposentadoria


O Seminário, as Perspectivas da Aposentadoria, realizado pela Escola da AGU em Santa Catarina, ocorrido no dia 24 de maio, ofereceu aos participantes um espaço para debater e construir um novo significado, em uma temática específica da aposentadoria.

A Coordenação do evento, ficou a cargo das servidoras da AGU, Elna Melo e Regina Nunes, que percebendo as dificuldades de obter orientação sobre o tema, bem como falta de capacitação das áreas de gestão de pessoas nesse momento tão importante e decisivo, descobriram que não pode haver distâncias, nem impedimentos que promovam a necessária organização dos próprios servidores em busca das alternativas que lhes são favoráveis, que lhes permitam tratar esse ou outros tantos temas.

Nasceu o seminário com a certeza de que haverá o desejo de desdobrar o tema aposentadoria com aspectos que são igualmente importantes como: educação financeira, convívio social, descoberta de talentos, atividades antes e depois da aposentadoria.

Nesse sentido, a constituição de um projeto que permita orientar, facilitar o acesso ao conhecimento de aposentar, preparando as pessoas para uma decisão que define uma condição de vida.

O momento da aposentadoria, desejada ou não, representa a quebra da rotina, podendo coincidir com redução de remuneração, processo de envelhecimento, ansiedade com o tempo livre, emancipação dos filhos, busca pelo novo espaço dentro de casa, dificuldade de inserção social devido à perda do convívio com os colegas de trabalho.

Nessa transição da atividade para aposentadoria é comum o conflito de aposentados ou trabalhadores em vias de se aposentar, abrindo um espaço importante para reflexão.

Na programação foram abordados os seguintes temas:

A Previdência do Servidor Público Federal. O advogado Dr. Rafael dos Santos pode explicar e sanar as dúvidas dos interessados relacionada a previdência e aposentadoria;

Como Reinventar a Vida após Aposentadoria. A Psicóloga Maria Edir Oliveira Santos falou sobre a necessidade de preparar-se para a aposentadoria, fazendo um planejamento, incluindo vários aspectos, planejamento em família, fazer o que gosta de acordo com suas habilidades, criar um círculo de amizades e planejamento financeiro;

Construção de uma Nova Rotina de Aposentadoria. As servidoras Maria Conceição Sanceverino Costa e Elna Melo, compartilharam suas experiências sobre aposentadoria, demonstrando que é apenas uma etapa do processo de vivência e que pode ser útil e prazerosa.

O Seminário As Perspectivas da Aposentadoria foi o primeiro contou com o apoio do SINTRAFESC, SLPG Advogados Associados e com a colaboração do SINDPREVS/SC. É o primeiro seminário dentre vários que irão ocorrer para prestar maiores conhecimentos sobre temas envolvendo aposentadoria.

Participaram do evento além de membros e servidores da AGU, servidores de órgãos parceiros (Ministério da Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Incra, INSS e Secretaria do Patrimônio da União).

Devido a abrangência dos assuntos relacionados a aposentadoria, está previsto para o segundo semestre, o II Seminário que tratará de assuntos como: Preparação para a Aposentadoria; Diretos para os Aposentados; Base Legal para a Concessão de Aposentadoria e outros.

Fonte: Escola da Advocacia-Geral da União
Coordenação de Design e Comunicação - Codecom