A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

XI Congresso da Condsef: servidores começarão 2014 com muita luta


O XI Congresso da Condsef (Concondsef), realizado de 11 a 15 de dezembro em Beberibe, no Ceará, votou e aprovou um plano de lutas e reivindicações que vai nortear as ações da maioria dos servidores do Executivo Federal. Quase dois mil delegados de base de todo o Brasil, representando 80% do total de servidores da União, disseram sim a um calendário de atividades que aponta um indicativo de greve para a 1ª quinzena de março (ver quadros abaixo). A maior delegação de servidores foi a do Rio de Janeiro, que contou com 339 representantes do Sintrasef entre diretores, representantes de núcleos de base e filiados.

Negociação com governo

Durante o Concondsef ficou claro que os servidores anseiam por mudanças urgentes e necessárias na administração pública. Os processos de negociação com o governo, que em 2013 muito pouco ou nada avançaram, foram um dos pontos mais debatidos. A Condsef seguirá insistindo no diálogo e negociação, mas também lutará por mudanças que assegurem uma dinâmica mais eficiente. Assim, a busca pela regulamentação da negociação coletiva, com critérios e regras claras para o processo de diálogo entre servidores e governo, é uma das principais bandeiras de luta da categoria.

Ano decisivo

Durante os cinco dias a delegação do Sintrasef deu mostras da disposição da categoria em encarar os obstáculos de 2014, que é um ano decisivo, com o Brasil sediando uma Copa do Mundo de futebol e vivendo eleições presidenciais. Os servidores sabem o papel que desempenham no país e cobrarão do governo investimentos urgentes no setor para que o Brasil avance econômica e socialmente. Não se constrói um país desenvolvido sem assegurar aos seus habitantes servidores públicos de qualidade. A Condsef e o Sintrasef esperam um 2014 de lutas e avanços importantes, norteado pela mesma energia e busca de construção de unidade que deram o tom deste participativo XI Concondsef.

Calendário de lutas do 1º trimestre

Janeiro – Lançamento da Campanha Salarial 2014
Fevereiro – Lançamento da Campanha Salarial 2014 em Brasília com grande marcha de servidores
Março – Indicativo de greve na 1ª quinzena

Principais pontos da Campanha Salarial 2014

- Instalação de política salarial permanente
- Definição de data-base
- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas
- Regulamentação da negociação coletiva
- Diretrizes de Plano de Carreira
- Retirada de projetos de lei que prejudicam os trabalhadores públicos
- Cumprimento pelo governo de acordos e protocolos de intenção já negociados

Delegados elegem nova direção

No último dia do Concondsef, domingo, 15 de dezembro, quase dois mil delegados de base da Condsef elegeram a direção que conduzirá a entidade nos próximos três anos. Sérgio Ronaldo da Silva, diretor de imprensa da Confederação, ocupará o cargo de secretário-geral. Os demais nomes da direção-executiva, dos suplentes e dos integrantes dos departamentos serão divulgados em janeiro, quando também será a posse da nova direção.

A eleição teve três chapas. A Chapa 1 saiu vitoriosa com 1093 votos, seguida pela Chapa 3 com 593 votos e a Chapa 2 com 121 votos. Dois votos foram em branco, com nenhum voto nulo.

Fonte: SINTRASEF/RJ