A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

domingo, 10 de novembro de 2013

Servidores do Dnocs buscam apoio no Congresso para garantir MP que reestrutura carreira


Ao longo dessa semana, representantes dos servidores do Dnocs do grupo de trabalho (GT) que discute reestruturação da carreira foram ao Congresso Nacional buscar apoio para o envio de uma medida provisória (MP) que garanta o atendimento desta demanda urgente. Os servidores estiveram com parlamentares da bancada do Nordeste e pediram ajuda para assegurar que a MP, fruto de consensos alcançados no GT que conta com representantes do governo, possa ser enviada ao Congresso até o mês que vem, antes da aprovação do orçamento 2014. Foram distribuídos panfletos (veja aqui) que apontam a urgência da reestruturação do Dnocs, órgão secular que atende a população do semiárido brasileiro. A expectativa é de que a reestruturação da carreira venha acompanhada do fortalecimento do quadro funcional do departamento com a abertura de concurso público.

Por seu trabalho fundamental para as regiões afetadas pela seca no País, o Dnocs deve ser tratado como órgão estratégico do governo. Com a publicação da medida provisória (MP) 565/12, convertida na Lei 12.716/12, os trabalhadores do Dnocs conquistaram um importante avanço em sua luta pela manutenção de uma VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada) conhecida como “bolsa”, que existe desde 1979 e corresponde, em diversos casos, em média a mais de 70% do total do salário de muitos trabalhadores. Superada essa questão que vinha mobilizando a categoria – exceto por alguns poucos que ainda permaneceram de fora da MP, mas a Condsef e suas filiadas seguem buscando uma solução para esses casos – os servidores reforçam sua luta para garantir a necessária reestruturação do órgão. A categoria, portanto, deve seguir mobilizada e continuar atuando e buscando apoio para assegurar a aprovação de uma proposta que reestruture e fortaleça a carreira do Dnocs e consequentemente o atendimento a toda população do semiárido que conta com o trabalho desenvolvimento pelo departamento.

Fonte: Condsef