A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Servidores da AGU mobilizados contra propostas de carreira do governo





Ontem, os servidores da AGU em Pernambuco decretaram estado de mobilização. Reunidos no prédio da PRU-5, eles definiram uma série de encaminhamentos visando protestar contra as propostas de plano de carreira que não contemplam os atuais trabalhadores do quadro.

Como parte dessas deliberações, eles não irão participar, no próximo dia 30, da festa preparada pelo órgão em homenagem ao Dia do Servidor. A greve de 24 horas que estava programada para o dia 29 deste mês foi cancelada. Por questões estratégicas, a paralisação será no início de novembro.

A atividade de hoje foi nacional. Em vários estados os servidores da AGU prepararam mobilizações. Tudo isso porque existem rumores de que há duas propostas de plano de carreira em andamento para os trabalhadores do órgão, uma da própria Advocacia e outra do Ministério do Planejamento. Infelizmente, nenhuma delas contempla quem já está no quadro, só serão beneficiados os novos concursados, admitidos a partir de 2015.

Também existem informações de que à medida que forem convocados novos servidores, os cedidos e os anistiados serão devolvidos. Quem é anistiado, cujo órgão de origem já foi extinto, poderá ser demitido, já que é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelo Regime Jurídico Único (RJU).

Os servidores da AGU só aceitam negociar um plano que também contemple quem já está no órgão. A ideia é que o governo considere a proposta de carreira apresentada em 2010 pelo grupo de trabalho do setor.

Fonte: Sindsep-PE