A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

sábado, 5 de outubro de 2013

Comunicação eficaz fortalece relação entre empresa e colaboradores


O estabelecimento de uma boa comunicação sempre fez parte de todos os processos que envolvem a história da evolução do homem. A questão é fazer entender-se de maneira clara, como também interpretar corretamente aquilo que a outra parta está transmitindo. Isso também acontece no dia a dia das empresas. Ou seja, as organizações precisam estabelecer canais de comunicação para que os colaboradores compreendam o que se espera deles e, em contrapartida, as empresas necessitam entender as reais necessidades do capital intelectual.

Uma organização que tem estabelecido uma boa política de comunicação interna é a Atlas Copco, pois tem em sua Gestão de Pessoas, a premissa de que a manutenção dos canais eficazes de comunicação com os colaboradores é um diferencial que se traduz em resultados para a organização e para os próprios funcionários. De acordo com Waldir Eugenio Lucio, gerente de Recursos Humanos, esse trabalho tem sido realizado com o objetivo de manter os colaboradores a par de todas as informações da empresa que afetam direta ou indiretamente suas vidas, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do contexto onde todos estão inseridos e como cada um pode contribuir para o alcance dos resultados. Além disso, as ações focadas na comunicação interna também possibilitam a materialização da visão e dos valores corporativos.

A Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Dentre as principais ações utilizadas para estreitar o relacionamento com os funcionários, a empresa recorre às seguintes práticas: Reunião Departamental Mensal; Reunião Geral Trimestral; Café com o Gerente Geral; Reunião Bom Dia, na Fábrica; veiculação do Jornal Interno; sites institucionais; murais e quadros de avisos; além de recursos de redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o LinkedIn.

Ao ser indagado se a empresa possui algum canal formal para mensurar os resultados sobre as ações de comunicação interna, o gerente de RH da Atlas Copco responde que a organização conta com a pesquisa bienal de clima organizacional, onde são incluídas perguntas sobre o nível de satisfação do pessoal em relação à comunicação interna. O resultado tem sido positivo, uma vez que os colaboradores apontaram que houve melhorias no quesito comunicação, nas pesquisas realizadas em 2012 e 2010.

"O investimento na comunicação interna tem gerado benefícios internos, principalmente porque as ações demonstram transparência organizacional e assegura um melhor resultado individual, a partir do conhecimento das grandes metas, diretrizes e valores organizacionais", assinala Waldir Eugenio Lucio, ao acrescentar que, além disso, as pessoas se sentem valorizadas quando percebem a mobilização do corpo gerencial da empresa no sentido de compartilhar as principais informações, bem como ouvir os colaboradores e implementar ações de melhoria com base no feedback recebido dos mesmos. Isso, consequentemente, resulta em motivação e comprometimento.

Por fim, o gerente de RH lembra que além da empresa trabalhar com todos os canais de comunicação já citados, a área de Recursos Humanos também reforça as ações de entendimento ao investir nos processos coaching, feedback individual que são práticas sistemáticas e estruturadas pela própria organização. "Não podemos deixar de registrar que os líderes são os responsáveis pela melhoria na comunicação interna e que tem sido assinalada nas pesquisas de clima organizacional", conclui.

Fonte: RH.com.br