A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Congresso é iluminado na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama


Na próxima terça-feira (1°), às 18 horas, tem início no Congresso Nacional o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O slogan: da campanha: “Acenda sua consciência” é uma referência à iluminação especial na cor rosa que receberá o Palácio do Congresso naquela noite. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

O movimento popular é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de detecção ao câncer de mama e/ou realização de mamografia no mês de outubro.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Em Brasília, diversos outros monumentos serão iluminados por iniciativa dos GDF e do Governo Federal, que assim como a Câmara e o Senado, preveem uma programação especial durante todo o mês.

Confira a programação de eventos no Congresso: 
Dia 1º de outubro: Iluminação do Congresso Nacional com apresentação do Coral da Câmara e do grupo feminino de percussão Batalá, que acontecerá após o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria, Anexo 1, Senado. 

De 8 a 16 de outubro: Exposição itinerante “Recomeço” passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados. 

De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas. 

Dia 18 de outubro: Bate-papo: “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com o Dr. Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e a Dra. Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara. 

Saiba mais sobre a campanha e as atividades no site: http://www.outubrorosa.org.br/

Fonte: Agência Câmara Notícias