A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UnB prepara servidores para a aposentadoria


Não é tão simples como muitos imaginam. O momento de parar de trabalhar é delicado e exige preparação. Para preparar os servidores para este momento cheio de expectativas e dúvidas, a Universidade de Brasília (UnB) criou o Viva Mais, um programa que orienta os profissionais que pretendem encerrar suas atividades nos cinco anos seguintes. 

Encontros descontraídos

Os encontros descontraídos existem há três anos e são promovidos semanalmente, em um total de 13, para técnico-administrativos e docentes. Neles, são tratados temas cotidianos como finanças, legislação, espiritualidade, sexualidade, nutrição, atividades físicas, relacionamentos familiares e interpessoais em grupos de até 15 pessoas.

Sem angústia

Ângela Ferreira, coordenadora do programa, esclarece que o objetivo é contribuir para que a aposentadoria seja encarada de forma saudável, minimizando a angústia. Segundo a UnB Agência, quem participa do programa não é obrigado a se aposentar ao término, mas é levado a refletir sobre formas de encarar o novo momento quando ele vier. Os organizadores também realizam oficinas e palestras nos setores da UnB para divulgar o programa.

Como participar?

No segundo semestre de 2013, o Viva Mais será oferecido em duas turmas de até 15 pessoas, com duração de 40 horas/aulas, às terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, e às quintas-feiras das 8hàs 11h. Os servidores interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail vivamaisunb@gmail.com. O início das próximas turmas está marcado para 29 de agosto.

Fonte: Jornal de Brasília