A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Demandas ligadas a Abin, Gacen e Gecen são pautadas em reuniões no Planejamento


A Condsef participou de duas reuniões nesta terça-feira na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento. A primeira tratou demandas dos servidores da Abin e foi acompanhada também pela associação da categoria. Uma proposta de reestruturação da carreira da Abin foi formalmente apresentada pelos servidores ao governo. Assim como tem dito a outras categorias, a SRT informou que vai analisar o que foi apresentado e dará retorno em uma nova reunião prevista para o dia 23 deste mês. Na reunião para tratar demandas ligadas às gratificações Gacen e Gecen, a Condsef protocolou uma proposta formatada com auxílio da subseção do Dieese. 

A proposta assegura que o servidor tenha direito a levar para a aposentadoria os valores integrais da gratificação como prevê a Emenda Constitucional (EC) 47 em seu artigo 3º. Outra sugestão apontada é que uma forma permanente de reajuste seja aplicada nas gratificações sem que isso signifique indexação. Outro ponto da proposta protocolada pela Condsef trata da extensão da Gacen a servidores que comprovarem que atuam ou atuaram no combate e controle de endemias por pelo menos cinco anos.

A SRT informou que marcará uma reunião interna com representantes da Funasa e Ministério da Saúde para discutir a proposta apresentada. Ainda segundo a SRT, um retorno deve ser dado à Condsef este mês. Aproveitando a oportunidade a Confederação cobrou resposta sobre proposta já apresentada para gratificação da Sesai (Secretaria de Saúde do Índio). O Planejamento disse que agendará uma reunião para apresentar resposta a essas duas situações (Sesai e Gacen/Gecen).

Continuamos acompanhando e informando a categoria sobre o desenrolar das reuniões que acontecem no Planejamento. Os servidores devem permanecer unidos e mobilizados. Isso é fundamental para garantir a pressão necessária para que avanços essenciais aconteçam e propostas da categoria se desdobrem em projetos que possam efetivamente ser implantados atendendo as demandas mais urgentes apresentadas ao governo.

Fonte: Condsef