A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

terça-feira, 9 de julho de 2013

AGU barra curso-passeio de servidores na Califórnia

Curso-passeio com aulas de inglês e direito comparado foi barrado só este ano


por Leandro Mazzini


article image
Festa de amigas do curso em uma limusine (Fonte: Reprodução/Coluna Esplanada)
Enquanto a maioria ralava em Brasília, turma seleta da Advocacia Geral da União se esbaldou, com licença remunerada, em aluguel de conversíveis, festas em limusine, passeios nas praias e badalações em bares de San Diego, na Califórnia, revelam fotos nas redes sociais. Foram 18 dias de ‘aula’, em janeiro de 2011 e 2012, para 80 servidores, no ‘Curso de Introdução de Direito Americano’, parceria com Thomas Jefferson School of Law. O curso-passeio com aulas de inglês e direito comparado – disciplinas do currículo de qualquer faculdade de graduação de advogado no Brasil – foi barrado só este ano. (Veja fotos no site da coluna)

Patotinha
A AGU bancou as passagens de ida e volta de 10 bolsistas, que não pagaram nada. Os outros servidores pagaram seus custos de passagem, alimentação e hospedagem.

Respaldo
Os privilegiados foram tutelados pela Escola da AGU. A ‘manutenção da remuneração’, segundo a assessoria, foi ‘nos termos do art. 95 da Lei 8.112/90’.

Porteira aberta
E não foram só os Advogados da União. O curso ofereceu vagas também para Procuradores Federais, da Fazenda e do Banco Central, além de ‘cargos de direção’.

Vazamento aéreo
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP) protocolou requerimento de informação ao Ministério da Defesa. Quer lista completa de voos da FAB e suas autoridades, assim como parentes e caroneiros, entre 2010 e 2012. O senador desconfia de ‘vazamento seletivo’. Ou seja, só políticos do PMDB foram denunciados. Por ora.

Afiado a jato
O assunto ganhou pauta ontem. ‘Ela (Dilma) tem que ser a primeira a dar exemplo. Não estamos tratando de interesse privado. Ministros, senadores e deputados também, e não há que ter lixo debaixo do tapete’, analisa o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

A candidata
A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB) não esconde mais que será candidata ao governo do Amazonas, e busca apoio do PT. O maior adversário será o senador e ex-governador Eduardo Braga (PMDB).

Revés
O senador João Claudino (PTB-PI) rejeitou, como relator, PL 29/10, da então deputada Vanessa, que institui 13 de maio como Dia das Religiões Africanas e Ameríndias.

Concorrência
A senadora Maria do Carmo (DEM-SE) quer que o 31 de outubro – o famoso Dia das Bruxas americano – seja por aqui o Dia Nacional da Proclamação ao Evangelho.

Palmadas na pauta
A Comissão de Constituição e Justiça incluiu na pauta de amanhã a votação do relatório sobre a Lei das Palmadas, aquela que prevê prisão para pais que derem ‘castigo pesado’ aos filhos. O projeto divide os deputados.

Povo é contra
Um relatório do Disque Câmara de janeiro a junho do ano passado revelou que 94,6 % dos ouvidos são contra a ‘Lei das Palmadas’. Quarta passada, a apresentadora Xuxa baixaria em Brasília com aquela turma de artistas para fazer lobby pela aprovação.

Tô Fechado
Cena curiosa no Senado. Aloysio Nunes falava sobre a redução do número de suplentes, que ocupa vaga ‘também em caso de morte’. Súbito, correu a uma porta da sala 15 das Comissões e deu três batidas.

Brecou
Deputados da Frente da Educação reclamam das prioridades do governo. Usa-se o FGTS para se financiar de tudo, menos a educação. Está parado há dois anos o PL 7747/10 do deputado Augusto Carvalho que prevê o fundo para pagar ProUni e FIES.

Segurança nacional
O que será que os militares vão dizer quando a Petrobras concretizar a concessão dos oleodutos, como adiantou a coluna? É assunto de soberania nacional, para a caserna.

Mar adentro
Clima tenso nos Correios. O Postalis, fundo de pensão, investiu R$ 130 milhões em ações de empresa de Eike há dois anos. Elas caíram, e sem previsão de alta.

Ponto Final
Se o Anderson Silva no UFC vendeu por US$ 23 milhões o cinturão, como fofoca nas redes, imagine quanto custou aquele beijo no adversário na apresentação.

Com Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos