A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Via Legal apresenta a batalha judicial de quem sofre de lesões por esforços repetitivos para garantir os seus direitos


O programa desta semana fala das conseqüências de algumas doenças do trabalho chamadas de Lesões por Esforços Repetitivos. O número de vítimas já foi muito maior no Brasil. Hoje, vários cuidados adotados pelos empregadores ajudam a reduzir os índices. Por outro lado, quem ficou doente por causa de movimentos repetitivos ou pela falta de estrutura dos locais de trabalho ainda precisa brigar para ter direitos reconhecidos. Marcelo Magalhães conta o drama de uma servidora pública de Porto Alegre. 

Direto de São Paulo, Erica Resende mostra como deve agir o consumidor que tiver um aparelho doméstico queimado por causa de problemas na rede elétrica. Uma companhia foi denunciada à Justiça Federal por dificultar o ressarcimento das vítimas. Por lei, a empresa deve pagar o conserto do equipamento ou repassar ao dono o valor correspondente ao bem danificado. 

O programa traz ainda uma reportagem sobre a polêmica envolvendo a exploração do complexo do Maracanã pela iniciativa privada. A licitação começou há meses, mas continua sendo alvo de críticas e de denúncias. Por outro lado, a população comemora o fim das obras do estádio que vai sediar jogos importantes como as finais da Copa das Confederações e do mundial de 2014.

Há praticamente 50 anos, o Brasil proibiu o exercício da odontologia sem formação superior. Mas, apesar do rigor da legislação, ainda é possível encontrar os chamados dentistas práticos. O Via Legal discute o tema mostrando o que pode acontecer com esses falsos profissionais e, em que casos, a norma pode ser flexibilizada. Viviane Rosa acompanhou uma disputa judicial que terminou com a vitória de um morador da Bahia. Ele provou que havia começado a trabalhar antes da regulamentação da atividade. 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado – 7h30min

Na TV Brasil
Sábado – 8h30min

Fonte: Imprensa CJF