A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Asfoc faz gestões em Brasília, discute FioPrev na Mesa de Negociação Interna e realiza Assembleias por Unidade no Rio


A Asfoc-SN cumpriu intensa agenda nesta terça-feira (14/05). Pela manhã, se reuniu com os trabalhadores da Dirac, Cecal e Politécnico, no auditório da Dirac, em mais uma Assembleia por Unidade. Na parte da tarde, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e a diretora secretária, Luciana Lindenmeyer, foram para Brasília dar continuidade ao trabalho de busca de apoio à pauta específica dos trabalhadores da Fiocruz.

No mesmo momento, os diretores Justa Helena Franco (vice), Alcimar Pereira Batista, Jorge Santos da Hora (Jurídico) e Cristiane Moneró participaram de mais uma rodada da Mesa de Negociação Interna, que teve como ponto de pauta o Plano de Previdência da Fiocruz. Na reunião estiveram presentes o vice-presidente da Fiocruz, Pedro Barbosa; o diretor de Recursos Humanos (Direh), Juliano Lima; o CD FioPrev, o superintendente Carlos Magno, além da advogada contratada pela Fiocruz para prestar consultoria. O objetivo desse encontro foi apresentar um parecer preliminar da situação atual do plano. Após vários questionamentos por parte do Sindicato, ficou acordado que a consultoria apresentará o relatório final na próxima Mesa de Negociação, marcada para o dia 4 de junho. A Presidência da Fiocruz se comprometeu, após a finalização dos trabalhos da consultoria, a fazer uma consulta pública para embasar uma decisão coletiva sobre o assunto.

Em Brasília, apesar do clima tenso no Plenário em função da votação da “MP dos Portos”, o Sindicato conseguiu contato com diversos parlamentares e entregou documento solicitando apoio dos deputados e senadores junto ao Ministério do Planejamento para avançar nas ações de aprimoramento do Plano de Carreiras. A carta ressalta que o primeiro passo, já assumido pelo secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, é a correção dos valores das Gratificações por Qualificação (GQs) de Nível Intermediário.

Um dos deputados contatados foi o atual presidente da Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (Ctasp), Roberto Santiago (PSD-SP), que entendeu o pleito dos trabalhadores e se colocou disponível para interlocução direta com o secretário Sérgio Mendonça para avançar nas negociações. O mesmo apoio conseguido com o deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA) - fotos acima.

A Asfoc segue em Brasília nesta quarta (15/05) buscando apoio na Casa Civil, no Ministério da Saúde e no Congresso, além de acompanhar a agenda do Espaço Unidade de Ação e participar do Ato Público coordenado pela Auditoria Cidadã da Dívida (veja manifesto abaixo).

O Sindicato também reforça a convocação aos trabalhadores para a Assembleia no Ipec nesta quinta-feira (16/05), às 10h, e para o Seminário da Mesa de Negociação, que acontece na sexta (17/05), às 8h30, no auditório térreo da Ensp.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz