A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

domingo, 9 de dezembro de 2012

GEAP É TEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

No dia 8 de novembro a Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública sobre a Fundação de Seguridade Social (GEAP). O evento, de iniciativa da deputada federal Érica Kokay (PT/DF) contou com a presença de parlamentares, representantes do Ministério do Planejamento, sindicatos de servidores públicos, diretores da GEAP e usuários do serviço.

Na audiência os parlamentares questionaram sobre os problemas financeiros encontrados na GEAP e em debate foi possível apontar possíveis soluções como o aumento da contribuição de iniciativa do governo à Fundação. “O governo contribui com apenas 25% do plano, enquanto os servidores ficam com 75%, é pesado”, definiu Ana Salerno (foto), vice presidente do Sindiserf/RJ, que representou a entidade na audiência.

O representante do Ministério do Planejamento, Sérgio Carneiro, acredita no apoio do governo. “O governo está disposto a ajudar, e inclusive está estudando um possível aumento”, disse Carneiro.

Outro ponto questionado na audiência foi o fato do compromisso dos gestores com a GEAP. “Muitos gestores são indicações políticas sem compromisso com a Fundação e sem capacidade para gerir”, pontuou uma das entidades.

Para Ana Salerno falta conhecimento da parte do usuário. “A GEAP oferece planos mais baratos e pode ser feito a migração, no entanto o usuário não busca esta informação. Basta procurar o departamento de Recursos Humanos do órgão o qual representa e se informar das opções. O Sindiserf também está a disposição para esclarecimentos necessários. Confiamos na GEAP e acreditamos que ainda é possível um atendimento de excelência aos servidores”, finalizou Salerno.

Fonte: Ascom/Sindiserf-RJ Alexandre Marcus