A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

sexta-feira, 1 de junho de 2012

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA CONDSEF COM A SRT/PLANEJAMENTO

Data: 01/06/2012.
 Local: Secretaria de Relações do Trabalho/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Pauta: Campanha Salarial 2012.

Presentes: SRT/MPOG (Sérgio Mendonça, Marcela Tapajós e Edina Maria Rocha);
CONDSEF (Sérgio Ronaldo e Pedro Armengol) e as Entidades que compõem o Fórum da Campanha/2012.


A reunião teve início com o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, justificando o porquê que esta reunião que estava agendada ontem (31/05) tinha sido transferida para hoje (01/06). Segundo o Secretário, durante à tarde e à noite de ontem, estiveram reunidos com a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e o Senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que é o relator da Medida Provisória 568/2012, onde os temas centrais dos debates foram em torno da jornada dos médicos, insalubridade e a questão da Lei 11.314/06, do DNOCS, com a tentativa de solucionar esses itens.

Sobre a pauta de reivindicação da Campanha Salarial, nos itens econômicos (reajuste linear e correção das distorções), o Secretário Sérgio Mendonça informou que o debate tem avançado dentro do governo, porém, ainda não tem condições de apresentar uma resposta à pauta do conjunto do funcionalismo. Voltou a afirmar que o governo vem trabalhando com a data de 31/07, para concluir o processo de negociação.

Sobre os reajustes nos benefícios, o Dr. Sérgio Mendonça informou que não está descartada uma movimentação para 2012, e que depois que os estudos que estão realizando estiverem prontos, informarão uma posição para as entidades.

Portanto, depois de 8 (oito) reuniões realizadas, o governo continua com a mesma conversa de que o prazo de fechar as negociações será no dia 31/07/2012.

Todas as entidades questionaram a postura do governo em não apresentar uma resposta as nossas pautas. Informamos que existe um processo de mobilização e solicitamos que o governo só marque uma próxima reunião com as entidades do Fórum quando, verdadeiramente, tiver uma resposta à pauta da Campanha Salarial/2012.

Avaliamos que os resultados só virão com mobilização.

Brasília-DF, 01 de junho de 2012.


Sérgio Ronaldo da Silva
Diretor/CONDSEF