A aposentadoria não significa um final, mas sim uma nova fase em que a pessoa poderá realizar outros objetivos e projetos

quarta-feira, 25 de abril de 2012

SINTRAFESC ATÉ QUANDO?


Servidor federal em SC,
“Toda questão tem dois lados”, escreveu Pitágoras
Toda conquista deve ser bem planejada, afinal a realização dos nossos sonhos depende de preparo, dedicação, disciplina, trabalho e perseverança. Infelizmente, a Direção do SINTRAFESC evidencia um amadorismo impressionante, ao usar a imprensa sindical para atacar a sua própria base.
Os dirigentes do SINTRAFESC precisam aprender a conviver com as críticas da oposição para ter um compromisso real com a democracia e com a verdade. Porque a democracia exige essa contradição, e a verdade é essencial para o equilíbrio das relações humanas.
Para que você entenda melhor caro filiado, a indignação dos servidores presentes à assembleia do dia 19/04, se deu em razão de mais uma vez a Direção do SINTRAFESC desrespeitar o estatuto sem cerimônia, fato grave que o nosso Grupo de Oposição vem combatendo com veemência. A novidade desta vez fica por conta da conivência da dirigente da CUT designada para fazer valer as regras que garantiriam o legítimo pleito da eleição de delegados aos Congressos estadual e nacional da CUT. A regra estatutária cutista é clara: 20% do plenário elege 1 delegado. A tensão foi provocada pela mesa ao permitir que servidores de municípios que já haviam realizado assembleias para o mesmo fim, votassem também na eleição de Florianópolis para o congresso estadual.
O Grupo que se manifestou não aceitou as manobras, provocações e o desrespeito com que tentaram passar o rodo na oposição.
O Pedido de desculpas quem está devendo aos seus filiados é a Direção do SINTRAFESC. Para ajudá-los nessa tarefa, pontuaremos inicialmente dois aspectos que desrespeitam o estatuto os quais seguem sem justificativa alguma para o não cumprimento:
1º) Pesquisando nos boletins passados e no site da entidade, constatamos que apesar de estar em seu segundo ano de mandato, essa Direção ainda não elegeu 76% do total de delegados sindicais dos 47 órgãos que representa. Art. 50 “Serão considerados Núcleos Sindicais de Basetodos  os órgãos da base do SINTRAFESC, independente do número de filiados ali lotados, desde que haja no mínimo, 1 (um) dirigente de Núcleo sindical de Base;
2º) A realização da assembleia para prestação de contas, conforme o  Art. 10  do estatuto, “Haverá assembleia Geral uma vez por ano, até 60 (sessenta) dias após o encerramento do exercício social, (ano civil) para apreciar e deliberar sobre o parecer do Conselho Fiscal referente à prestação de contas, e aprovar o orçamento para o exercício financeiro seguinte”; já estamos no final de abril, e permanece o mais absoluto silêncio.
Esse tipo de atitude irrita os filiados, e causa descrédito nas duas entidades. Enquanto isso, a presidente do SINTRAFESC mostra toda a sua inabilidade, desfazendo das bases que criticam sua gestão e agindo como incendiária, ao invés de incorporar o digno papel de bombeiro.
Mas nós não podemos ser indiferentes e dizer que nada pode ser feito, pois isso não é verdade. O nosso papel é contribuir para o fortalecimento do SINTRAFESC, sendo único instrumento de luta dos trabalhadores do serviço público federal em SC nas negociações com o Governo Federal.
A história nos mostra que as grandes mudanças dependem e começam em cada um de nós, porém, enquanto não nos empenharmos em cobrar dessa Direção as explicações necessárias para os sucessivos descumprimentos do estatuto, não manifestarmos nossa insatisfação nas assembleias, e não passarmos a nos comportar como verdadeiros filiados interessados pelo sindicato forte e representativo que queremos, podemos ter certeza que muito pouco vai mudar.
Compareça, participe, exerça seu direito ao voto, FILIADO DO SINTRAFRESC, essa é sua maior contribuição para a democracia. O Grupo Renovação, Transparência e Luta, continuará defendendo a sua participação nas decisões e lutas do SINTRAFESC, a transparência nas negociações e o cumprimento dos três Estatutos que dizem respeito a nossa categoria: do SINTRAFESC, da CONDSEF e da CUT.
Saudações Sindicais,
Grupo Renovação, Transparência e Luta
Unidos pelos ideais. Independentes pelas ideias.

Acompanhe as notícias de interesse do funcionalismo público:
Facebook: Hora de Renovar Sintrafesc